Segundo Encontro de Educadores e Conselhos Curadores PEAL
PEAL – Associação dos Programas Educacionais e Assistenciais -, tem a missão de oferecer gratuitamente um espaço seguro e protegido com o desenvolvimento de atividades alternativas no contraturno escolar que auxiliem no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Há 12 anos iniciou suas atividades, e atualmente atende aproximadamente 300 crianças na faixa etária de 05 a 12 anos. Hoje conta com 7 filiais nos municípios do Estado de Santa Catarina: Benedito Novo, Concórdia, Doutor Pedrinho, Indaial, Fraiburgo, Pomerode, Timbó. Principais atividades: um momento de reflexão através do devocional “Surpresas para Hoje”; auxílio nas tarefas escolares; lanche; atividades diversas para o desenvolvimento cognitivo, social, físico, emocional e espiritual; e diversão através do lúdico e brincadeiras ao ar livre.
Nos dias 27 e 28 de agosto de 2016, aconteceu com Educadoras, Coordenadores, Voluntários e Conselhos Curadores o 2º Encontro das Peais, onde puderam refletir, alinhar, fomentar e serem capacitados ao trabalho das Peais através de palestras muito ricas.
Os trabalhos iniciaram às 14h no dia 27 com a apresentação do tema do encontro: “PEAL – Direto na Raiz!”. A criança sendo comparada a uma árvore com suas raízes, conforme o Salmo 1:3 “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”. Todo conhecimento semeado no coração da criança, quanto mais cedo, tornar-se-á com o tempo investido, cada vez mais forte. E dessa forma, Carlos Kunz seguiu com o versículo tema da Peal “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velha, não se desviará dele”. (Provérbios 22.6) Ensinar a criança a gostar deste caminho através da prática diária do Amor que Jesus Cristo nos ensinou e nos ensina diariamente, ensinar significa caminhar junto. A timidez não deverá nos impedir de criar oportunidades para levarmos as crianças para o caminho de Jesus Cristo. Esta é uma das missões das PEAIS, além de cultivar na criança a educação da vontade e do caráter, como muito bem nos ensinou Friedrich Fröbel.
Também ocorreu o momento, Roda de Conversa com Educadores e Coordenadores, coordenado por Brigitte Klemz Jung e Meta Grigul: “O que é difícil na PEAL?”, “o que podemos aprender?”. Em outro espaço, ocorreu a Reunião dos Conselhos Curadores das PEAIS, os quais trouxeram as principais informações de cada PEAL, e o Presidente Geral explanou sobre os 3 Pilares da PEAL, envolvendo: 1) O TRABALHO COMO MISSÃO – o SERVIR A JESUS CRISTO na PEAL; 2) A INSTITUIÇÃO – estrutura física, jurídica, financeira, legislação e 3) Valorização e Capacitação do CAPITAL HUMANO e Intelectual da Instituição, muito importante e com maior impacto por ser o elo entre a instituição e o público alvo. Como conselho, o desafio diário é de colaborar com os Educadores, como forma de apoio emocional e nas principais dificuldades do dia a dia.
A noite, Ivan Marcos Kruger com o tema: “Semear apesar de não ver a colheita”, motivando a todos a continuar o trabalho apesar de não perceberem a colheita: uns plantam, outros regam, e outros colhem, e tudo será no tempo de Deus. Mas há pequenas colheitas no dia a dia que podem servir para alegrarem-se: criança convidando aos pais para orarem juntos, ou cantarem uma música gospel, ou pedindo para lerem a Bíblia com elas. No dia seguinte, Brigitte Klemz Jung apresentou: “Disciplinando a criança em todas as áreas”, lembrando da importância de resgatarmos a alegria de uma criança com coisas simples da vida, pois ela enxerga Deus em tudo, e expõe com e em alta voz: “UAU!”. Todas as sensações e situações vividas e interagidas com uma criança são significativas e eficazes na educação e desenvolvimento da criança.
Como última programação da manhã, o Compartilhar das Educadoras: “Da semeadura ao crescimento”. Momento de enorme emoção e gratidão pelo que Deus tem feito através de Jesus Cristo na vida de crianças e pais. O relacionamento em amor é a essência da PEAL, é a chave para todas as interações com crianças, da mesma forma como vale para adultos. Relacionamento gera afeto, e “AFETO significa AFETAR!”. E que dessa forma, a PEAL quer AFETAR crianças, pais e sociedade, auxiliando e transformando vidas em todas as idades.