O diferencial nas atividades da PEAL
“O mentoreamento é uma experiência relacional, em que uma pessoa confere capacitação e autonomia a outra, mediante o compartilhamento de seus conhecimentos e recursos.” (Tim Elmore)
A Peal tem suas atividades dirigidas pelo modelo do mentoreamento.
A palavra mentorear tem o seguinte significado no dicionário:
- verbo & transitivo direto; B. atuar (junto a alguém ou em algo) como mentor.
Ou seja, é o repasse da informação de um mentor a um discípulo no caminhar juntamente com ele.
Atualmente, essa palavra que vem de séculos atrás, está sendo muito utilizada principalmente em cursos de liderança e em trabalho de coaching pessoal.
É nesse modelo que as atividades diárias da PEAL estão baseadas. Segundo Tim Elmore, escritor e fundador presidente da Growing Leaders, descreve o mentoreamento pelo modelo do mentoreamento Grego e do Hebreu. Não defendendo em um ser o certo e o outro errado, somente explicando ambos.
O Modelo Grego é o Socrático, conhecido como modelo da sala de aula: muitas pessoas em uma sala e a exposição de muita informação, ou seja, um mestre transmitindo informações aos seus alunos. É um modelo que visa atingir o maior número de pessoas de forma rápida de informação.
No Modelo Hebreu, o mentor também fala e expõe informações, mas com uma quantidade menor de ouvintes, sendo o ideal uma única pessoa, e o grande diferencial está em tudo que o mentor diz não usando as palavras, mas experienciando situações diversas juntamente com o mentoreado. Há uma troca de saberes, um acompanhar do mestre junto ao discípulo. O mestre acompanha o seu mentoreado ao longo das situações, conforme ocorrem. Isto é confirmado com eficácia pelo versículo lema da instituição: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda, quando for velha, não se desviará dele.”. Provérbios 22:6
A PEAL utiliza o mentoreamento Hebreu como base, a fim de que cada experiência vivida seja uma experiência única e que possa moldar e lapidar a pessoa, e ser ferramenta para a vida todos.
As Educadoras diariamente interagem e geram o contato necessário para AFETAR positivamente com AFETO as crianças. “O mentoreamento é um cérebro a nossa disposição, um ombro para se chorar e um empurrão […].” quando necessário. Elas acompanham diariamente as crianças a todo momento instruindo, acolhendo, educando, disciplinando, agregando valores únicos para as suas vidas. Valores Eternos!!!