A lição dos Pinguins
O vídeo tem uma pequena introdução com atores – 1min e 03 segundos -, e após, incia-se o filme.
Este é um vídeo com muitas lições, e tudo a ver com a PEAL!!!
Diversas pessoas muito falam sobre desafios, mas somente uma minoria de pessoas tem a coragem de encarar os desafios, e especialmente se sacrificar sem saber qual será o resultado final do trabalho realizado, como tem feito muito bem nossas Educadoras, Funcionários, Coordenadores, Conselheiros e Colaboradores. Nossa tendência natural é almejar e ansiar os objetivos estabelecidos, mas com a certeza de que os alcançaremos sem muito sacrifício.
No vídeo, “o ovo” estava passando, e por isso ser “algo normal” neste ambiente, pois exclamam “é a natureza!”, não significa que não há nada para se fazer, que não tenhamos uma saída criativa.
Como PEAL, também somos muito criativos!!! Planejamos, organizamos, calculamos e fazemos relatórios: “Né Kowalski ?!?!?!?!”, porque o importante é saber onde queremos chegar e como estaremos ao final da caminhada.
Também somos uma equipe!!! Com nossas diferenças, nossos jeitos peculiares, vamos juntos em uma só direção: “cuidar do OVO da PEAL”!!! Por que? Porque nos consideramos uma grande família, mesmo quando as coisas vão mal e não sabemos como será o dia de amanhã. Como na fala dos pinguins, mesmo sabendo que “temos 95% de chance de morrer”, continuamos sendo uma família, e “os 5% que nos resta”, servindo na missão que o Senhor nos confiou, é suficiente para vivermos.
Mas quem é “o OVO” da Peal? Nossas crianças e famílias!!! Que apesar de todas as dificuldades que a vida possa nos apresentar, não nos deixamos desviar da missão que o Senhor nos designou: cuidar e proteger as crianças!!!
De certa maneira, olhando para o Pinguim, nos causa uma sensação de compaixão. Eles não são tão ágeis como no vídeo. O tamanho das asas é pequeno, não podem voar, não podem se defender, tem uma barriga saliente, sem pescoço, as pernas são curtas, e para fechar, não possuem joelhos.
No zoológico, se você os observar, eles caminham com um jeito estranho, como vimos no filme. Qualquer obstáculo, não conseguem caminhar, parece que a qualquer momento irão cair. Mas se você puder observar um Pinguim saltar na água, ele é esplêndido, magnífico no seu nadar!!! Nada numa velocidade, agilidade, que chega a nadar 2000 km de distância, em uma velocidade média de 40 km por hora, conseguindo chegar a 300 metros de profundidade!!! Uauuu!!!!
Dessa forma, adquirimos três lições com os pinguins:
A primeira lição: é que nem sempre como julgamos perceber as situações, elas realmente são da forma que julgávamos ser. Ao observar o Pinguim na terra, “Ôh animal infeliz!!”, “Tadinho dele!!”. Mas ao observarmos ele na água: “Uauuuu!!!” Lindo!!! Esplêndido!!! Maravilhoso!!! Nossa percepção modifica radicalmente em relação a ele; e aprendemos que sempre há mais facetas para uma mesma situação, dependerá de nossa percepção, sensibilidade e sabedoria para percebermos.
A segunda lição que, muitas vezes o trabalho na PEAL parece caminhar como os pinguins fora da água, em passos esquisitos, tortos, parecendo que a cada momento algo desandará. Diversos problemas se apresentam nesta nossa caminhada da PEAL. Ficamos nos perguntando: “Por que assim?”. Começamos a nos comparar com outras instituições, e “qual é o problema?”. É semelhante ao Pinguim chegar a um psicólogo para fazer terapia, pedindo para virar girafa. Mas ao longo período de terapia, 7 anos, mesmo com todas as estratégias empregadas, ele não se transforma em uma girafa, e não adianta ele perguntar ao psicólogo: “Por que a girafa tem um pescoço e ele não?”. Somos diferentes, com habilidades e talentos diferentes, mas que se complementam, buscando soluções através dos mesmos. E com pequenos passos, como o pinguim, meio balançando, encontraremos nosso mar, onde possamos deslanchar de acordo com os talentos que temos.
Assim também é a caminhada da vida, a caminhada da PEAL, com passinhos tortos e difíceis, amarrados, parecendo que não vamos chegar a lugar algum, mas quando entramos no mar, entendemos para o que fomos criados: nossa missão confiada a nós pelo Senhor para conduzir a PEAL – as crianças, os pais, os familiares, a comunidade, a sociedade – cada um para encontrar “o seu mar”, pois fomos criados por Deus, para um propósito maior que servir a nós mesmos, “para nadarmos” de forma deslumbrante como o Pinguim. E a PEAL já tem tido resultados lindos e maravilhosos até aqui!
E uma terceira lição: graças aos passinhos curtos e desengonçados na terra é que o Pinguim mantém a espécie, que ele irá se reproduzir, investir todo o seu tempo, inclusive sacrificando a sua vida, para tentar manter viva a espécie. Esses passinhos na PEAL são essenciais para garantir a vida da PEAL. A PEAL é um instrumento de Deus para nos lapidar, nos tornarmos cada dia mais semelhantes a Jesus Cristo. Através da PEAL, as famílias são transformadas, bem como toda a equipe envolvida.
Desejamos que Deus possa continuar a abençoar este lindo, maravilhoso e gratificante trabalho de servir ao próximo!!!!